banner
  A Associação     Departamentos     Serviços     Notícias     Energia Verde     Contactos     Imofloresta  
Marca do Sub-Menu 2018
Marca do Sub-Menu 2017
Marca do Sub-Menu 2016
Marca do Sub-Menu 2015
Marca do Sub-Menu 2014
Marca do Sub-Menu 2013
Marca do Sub-Menu 2012
Marca do Sub-Menu 2011
Marca do Sub-Menu 2010
Marca do Sub-Menu 2009
Marca do Sub-Menu 2007

 Seminário “Oportunidades para a fileira dos frutos secos”

 

Perto de 180 pessoas participaram, no passado dia 29, no seminário sobre "Oportunidades para a fileira dos frutos secos", organizado em Chaves pelo Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos, com a colaboração da Associação Florestal e Ambiental do Concelho de Chaves (AFACC), da Câmara Municipal de Chaves e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte

Em debate estiveram os desafios associados à produção e comercialização de avelãs, pistácios e nozes, bem como o grande potencial de Trás-os-Montes como produtor de frutos secos, a importância e as perspetivas de desenvolvimento dos frutos secos em Portugal e as oportunidades do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 para este setor.

A iniciativa teve lugar no Auditório Eng. Luís Coutinho, que encheu até ao final do encontro, por volta das 18h30, tendo contado com oradores de elevado prestígio.

O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos tem como missão promover o desenvolvimento do sector dos frutos secos em Portugal, nomeadamente a castanha, a amêndoa, a noz, a avelã e a alfarroba, pela via do reforço da investigação, da promoção da inovação e da transferência e divulgação do conhecimento.

Programa

Apresentações

 

 Formação para Aplicadores de Produtos Fitofarmacêuticos Profissionais

Ao abrigo do regime especial e transitório de formação de aplicadores de produtos fitofarmacêuticos, a AFACC dinamizou no passado dia 19 de Fevereiro, a primeira acção para os seus associados e público em geral do Módulo I referente ao D.L. 254/2015, com duração de 4horas.
Pretende-se com esta acção reduzir os riscos associados aos efeitos potencialmente perigosos para os utilizadores, garantir a utilização correcta no uso e manuseamento dos produtos fitofarmacêuticos, reduzir os custos e minimizar os impactos ambientais.
Após a frequência e aproveitamento nesta acção, os proprietários estarão autorizados mais 2 anos a efectuar a compra e aplicação de produtos fitofarmacêuticos, após esse período deverão frequentar uma formação complementar com 25h de duração para obter o cartão de aplicador, acção que a AFACC facilitará nessa época.

 CIDADANIA AMBIENTAL

No âmbito do protocolo celebrado entre o Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo e a Associação Florestal e Ambiental do Concelho de Chaves (AFACC), foram realizadas no decorrer do ano lectivo 2015/2016 aulas de cidadania ambiental para os alunos de 6º de escolaridade. Com esta actividade pretendeu-se sensibilizar os mais jovens para a Importância da Floresta e a problemática dos Incêndios florestais e da Poluição dos espaços florestais.”. Como concretização dos objetivos propostos, materializados no decorrer das aulas das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual e Formação Cívica, esteve patente no “Espaço Esboço”, da Escola Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, um conjunto de trabalhos, realizados pelos alunos de 6º ano da referida Escola, alusivos aos temas abordados no decorrer das aulas.
No final desta actividade, foi seleccionado o melhor cartaz entre os expostos por um júri eleito para o efeito, com o objectivo de ser reproduzido e divulgado pelo Concelho de Chaves. O cartaz seleccionado foi o produzido pela aluna Diana Cardoso, do 6ºA. Foram ainda, atribuídas duas menções honrosas aos alunos Tiago Tomé do 6ºE e Simão Rua do 6ºF.

 PERÍODO CRÍTICO 2016 - Período crítico prorrogado até 15 de outubro

O Período Crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios vigora de 1 de julho a 30 de setembro, e nele devem ser asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais.


A maioria das causas conhecidas dos incêndios florestais é de origem humana.

Tenha em atenção que durante o Período Crítico nos espaços florestais e agrícolas não é permitido(a):

  • fumar, fazer lume ou fogueiras;
  • fazer queimas ou queimadas;
  • lançar foguetes e balões de mecha acesa;
  • fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;
  • a circulação de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Quando fizer piqueniques, leve comida já confecionada e faça refeições que não necessitem de ser aquecidas.

Deposite o lixo em contentores e adote sempre normas de conduta preventivas.

Para mais informação consulte: ICNF

 Aproxima-se uma nova época de plantação

Sabia que:

 

A plantação de espécies florestais carece de licenciamento.

 

  

O novo regime jurídico aplicável às ações de arborização e rearborização foi aprovado pelo Decreto-Lei n.º 96/2013, de 19 de julho e entrou em vigor a 17 de outubro de 2013.


Dependendo da área a arborizar, da continuidade com outros povoamentos florestais e da sua localização, as ações de arborização com qualquer espécie florestal estão sujeitas a um pedido de autorização ou comunicação prévia ao ICNF.

 

  

A AFACC poderá apoiá-lo:

 

  • Na elaboração e entrega do processo de licenciamento
  • Na escolha e aquisição de plantas
  • Na preparação do terreno e plantação
  • Na manutenção do povoamento

 

 Risco de Incêndio para o Concelho de Chaves

Consulte o risco de incêndio para Chaves

 

© 2011 AFACC - Associação Florestal e Ambiental do Concelho de Chaves

geral@afacc.pt